Mauro Mendes defende diálogo entre Lula e Trump: Existe uma interdependência econômica.
Governador de Mato Grosso destaca importância das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos após conversa entre os presidentes.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), comentou nesta segunda-feira (6) a conversa telefônica entre o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificando o diálogo como um passo positivo nas relações bilaterais entre os países.
> "Olha, eu não sei o teor da conversa, mas conversar é sempre bom, é sempre salutar. Espero que o presidente, cumprindo o seu papel de representar o nosso país, possa estabelecer um bom diálogo", afirmou Mendes, durante evento de entrega da reforma da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
O governador ressaltou a importância de manter relações sólidas com os Estados Unidos, destacando o peso da economia norte-americana no cenário global e a relevância do mercado norte-americano para as exportações brasileiras — especialmente as do agronegócio, que têm forte presença em Mato Grosso.
> “Gostando ou não, os Estados Unidos são a maior economia do planeta. Existe uma interdependência econômica entre as economias globais. E o Brasil é um grande exportador para vários mercados, inclusive para o mercado americano”, acrescentou.
A conversa entre Lula e Trump ocorreu na manhã desta segunda-feira (6) e, segundo publicação do presidente americano no Truth Social, teve foco principal na economia e no comércio bilateral, com expectativa de um encontro presencial em breve. A reaproximação entre os países ocorre em meio a tensões comerciais e discussões sobre tarifas de importação.