Operação contra quadrilha interestadual Polícia Civil deflagra operação com 74 medidas judiciais contra quadrilha que atacava caix

Investigação identificou seis ataques a instituições financeiras e suspeitas de esquema para retirar tinta de segurança de cédulas furtadas.

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (5), a Operação Círculo Vicioso, destinada a desarticular uma organização criminosa interestadual suspeita de praticar arrombamentos e furtos a caixas eletrônicos.

A ofensiva prevê o cumprimento de 74 medidas judiciais, entre ordens de prisão, buscas, acesso a dispositivos eletrônicos, quebras de sigilo bancário e bloqueio de recursos financeiros.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações identificaram seis ataques a instituições financeiras em Mato Grosso.

Um dos aspectos que chamaram a atenção dos investigadores foi a suspeita de utilização de técnicas para remover a tinta de segurança que marca cédulas durante ataques aos equipamentos bancários.

O objetivo do procedimento seria permitir que o dinheiro obtido ilegalmente voltasse a circular no sistema financeiro.

Prisões e bloqueio de recursos

Entre as medidas autorizadas pela Justiça estão:
- 10 mandados de prisão preventiva;
- 18 mandados de busca e apreensão domiciliar;
- 18 autorizações de acesso a dados de dispositivos eletrônicos;
- 15 quebras de sigilo bancário;
- 13 ordens de bloqueio de ativos financeiros, totalizando aproximadamente R$ 240 mil.
As decisões foram expedidas pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz de Garantias, Polo Cuiabá.

A investigação busca identificar os responsáveis pelos ataques, a movimentação dos valores furtados e a participação de integrantes da organização criminosa.

A atuação interestadual atribuída ao grupo reforça a necessidade de cooperação entre órgãos policiais para enfrentar crimes patrimoniais praticados por organizações estruturadas.

Até a divulgação inicial da operação, não havia confirmação de que todas as prisões previstas tivessem sido efetivamente cumpridas.

A Polícia Civil deverá apresentar novas informações sobre os resultados da ofensiva conforme o avanço das diligências.