Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019
NOTA CUIABANA

Esporte21ª Corrida Homens do Mato da PM reúne 1,2 mil atletas neste domingo

Postado 2 semanas atrás Fonte: Maricelle Lima Vieira

Mais de 1.200 atletas inscritos percorreram cinco ou dez quilômetros pelas ruas do Centro Político Administrativo, durante a 21ª Corrida Homens do Mato da Polícia Militar de Mato Grosso, na manhã deste domingo (24.11). Equipes amadoras, pelotões militares, famílias, amigos e corredores independentes registraram presença no evento, somando cerca de duas mil pessoas.

Na chegada, todos os corredores receberam medalhas e foram recepcionados pela tradicional mesa de frutas. Durante a festa, os participantes ainda foram animados pelos mascotes, o Leão Daren do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a onça do Batalhão Ambiental e o piloto do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer), que dançaram e tiraram muitas fotos.

A corrida fecha a programação das competições de rua realizadas pelos comandos regionais e unidades especializadas militares do Estado e abre a programação da 37ª edição das Olimpíadas Militares.

A pedagoga Marcia da Silva Oliveira, 34 anos, que ficou em primeiro lugar na categoria feminino (5 km), disse que todos os anos é um desafio correr a corrida da PM. “O percurso intercala entre leve e pesado e somado com o sol, potencializa ainda mais o esforço do corpo e da mente. A organização é um fator importante que continua surpreendendo”.

Já o corredor profissional João Luis Ferreira Prado Filho, 27 anos, primeiro lugar na categoria geral, 5 km, disse que superar o calor foi o seu principal desafio. “É uma corrida que exige superação a cada passada. O percurso é pesado, mas como tinham muitos posto de hidratação conseguimos superar o calor”.

Os aposentados Maria do Carmo, 81 anos, e Júlio Salazar, 85 anos, treinaram por meses para participar da Homens do Mato. Ambos disseram que o tempo não importa, mas sim, concluir a prova. “Treino todos os dias 5h da manhã mais de 12 km. A corrida da PM é um marco em minha vida”, disse Maria.

O presidente da Federação Matogrossense de Atletismo, Tomires Campos Lopes, destaca que a competição é uma das mais tradicionais realizadas no Estado. “Foram vários encontros que viabilizaram para essa grande festa. Precisamos orientar uma serie de critérios entre a segurança dos corredores e o perfeito estado da via. A PM como sempre atendeu a todas as recomendações e está de parabéns”.

Para o comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, que também participou da prova, a corrida encerra um ciclo de eventos realizados durante todo ano e integra a corporação com a comunidade.

“A corrida fecha um ciclo e abre para a competição mais tradicional da corporação. Agora iniciamos uma nova fase que dura uma semana, com competições em várias modalidades entre militares. As Olimpíadas Militares são tradicionais e têm por objetivo integrar os policiais. É um evento importante que não medimos esforços em realizar”, afirmou. 

37ª Olimpíadas Militares 

A abertura acontece nesta segunda-feira (25.11), às 7h30, no pátio do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), em Cuiabá. As competições se estenderão até sexta-feira (29.11), nas modalidades masculina e feminina.

O evento integra 350 policiais atletas de nove delegações de unidades militares da Capital e do interior do Estado, com disputas de futebol, vôlei de areia, futsal, cabo de guerra, ordem unida, corrida de revezamento, tiro policial, abordagem policial, natação, entre outros.

As competições, com exceção de natação, futsal e tiro, serão realizadas no QCG.

Comentários

Os comentários não representam a opnião do jornal; a responsabilidade é do autor da menasgem.